Como vimos anteriormente, o México faz parte do NAFTA. Em cima disto, pesquise a importância das indústrias "MAQUILADORAS" para a economia mexicana. O que produzem? Onde se concentram?
Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Elas existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994, e no final daquele ano já somavam mais de 2 mil empresas, que a princípio se instalaram na fronteira com os Estados Unidos, mas depois se espalharam por todo o território mexicano. PLLFWDWDRS
Indústria Maquiladora de Exportação é uma classificação criada pelo SECOFI (Secretaria de Comércio e Fomento Industrial), o qual admite investimentos comerciais estrangeiros dentro do México com algumas vantagens: -Lei de Investimentos estrangeiros com 100% de propriedade internacional dentro do México na maioria das atividades comerciais. -Importação de bens e produção de manufaturados sem o pagamento de taxas alfandegárias. Um dos aspectos polêmicos da economia mexicana, as maquiladoras, situadas no passado apenas no Norte e hoje também no Yucatán, têm merecido um substantivo número de estudos, quer mais gerais e macroeconômicos. Manuel Perlo Cohen (1987), ao se perguntar sobre os efeitos da internacionalização da economia mundial numa economia periférica como a mexicana, ressalta a explosiva urbanização durante os anos 70, que tomou conta de estados como Veracruz e Tabasco (petróleo) e Cancún e Acapulco (turismo); e, finalmente, ressalta as montadoras na fronteira com os Estados Unidos. Estudando o fenômeno das maquilas no estado de Chihuahua, Blancas e Díaz (1997) as enquadram como caso particular por não serem empresas instaladas nas cidades fronteiriças.
Conclusão
Maquiladoras- são empresas que importão peças para o estrangeiropara que os produtos sejam manufaturados (como carros, computadores,etc). As industrias já existem desde 1965 , as primeiras industrias foram instaladas na fronteira com os Estados Unidos hoje já somam mais de 2 mil empresas .
grupo- Alvaro , Ricardo , Fabiano , Gabriel , wellington
As maquiladoras surgiram em 1965, quase na mesma época de um acordo comercial entre a Bacia do Caribe e os EUA – Iniciativa para la Cuenca Del Caribe -- que visava o desenvolvimento econômico nesta região. Entre outros pontos deste acordo, para que os países envolvidos pudessem conseguir benefícios comerciais na indústria têxtil, eles deveriam concordar em importar dos EUA 75% da matéria prima utilizada nas maquiladoras. No caso do México maquiladoras deveriam gerar empregos nas zonas pobres fronteiriças. A criação das maquiladoras se fez por meio de um acordo entre o governo mexicano e dos EUA: as empresas mexicanas deveriam importar componentes industriais dos EUA e, depois, exportar o produto já manufacturado de volta. Através do Decreto para a Fomentação e Operação da Indústria Maquiladora de Exportação (IME), de 1998, é entendido que a Operação das Maquiladoras envolvem " (...)o processo industrial ou de serviço destinado à transformação, elaboração ou reparação de mercadorias de procedência estrangeira importadas temporariamente para sua exportação posterior, realizado por empresas maquiladoras o que se dediquem parcialmente à exportação (...)". Este Decreto também define com quais produtos que as maquiladoras poderão trabalhar, por exemplo: matérias-primas, componentes, materiais de empacotamento, ferramentas, etc. E realmente, as maquiladoras trabalham montando televisores, computadores, peças para carros, com etiquetagem e processamento de diversos outros produtos. Note que deste tipo operação é que vem o termo maquiladora, de "maquilar", que significa maquiar em castelhano. A IME "passa uma maquiagem" nos produtos primários e os exporta para seu país de origem. Por isso mesmo também são chamadas de "processadoras para exportação". Alana,andressa, ana Carolina,Laura,Maria Eduarda, Thais, Theriane
Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Elas existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994, e no final daquele ano já somavam mais de 2 mil empresas, que a princípio se instalaram na fronteira com os Estados Unidos, mas depois se espalharam por todo o território mexicano.
ResponderExcluirPLLFWDWDRS
Tadeu ta tud aee
Maquiladoras
ResponderExcluirIndústria Maquiladora de Exportação é uma classificação criada pelo SECOFI (Secretaria de Comércio e Fomento Industrial), o qual admite investimentos comerciais estrangeiros dentro do México com algumas vantagens:
-Lei de Investimentos estrangeiros com 100% de propriedade internacional dentro do México na maioria das atividades comerciais.
-Importação de bens e produção de manufaturados sem o pagamento de taxas alfandegárias.
Um dos aspectos polêmicos da economia mexicana, as maquiladoras, situadas no passado apenas no Norte e hoje também no Yucatán, têm merecido um substantivo número de estudos, quer mais gerais e macroeconômicos.
Manuel Perlo Cohen (1987), ao se perguntar sobre os efeitos da internacionalização da economia mundial numa economia periférica como a mexicana, ressalta a explosiva urbanização durante os anos 70, que tomou conta de estados como Veracruz e Tabasco (petróleo) e Cancún e Acapulco (turismo); e, finalmente, ressalta as montadoras na fronteira com os Estados Unidos.
Estudando o fenômeno das maquilas no estado de Chihuahua, Blancas e Díaz (1997) as enquadram como caso particular por não serem empresas instaladas nas cidades fronteiriças.
Conclusão
Maquiladoras- são empresas que importão peças para o estrangeiropara que os produtos sejam manufaturados (como carros, computadores,etc).
As industrias já existem desde 1965 , as primeiras industrias foram instaladas na fronteira com os Estados Unidos hoje já somam mais de 2 mil empresas .
grupo- Alvaro , Ricardo , Fabiano , Gabriel , wellington
MAQUILADORAS
ResponderExcluirAs maquiladoras surgiram em 1965, quase na mesma época de um acordo comercial entre a Bacia do Caribe e os EUA – Iniciativa para la Cuenca Del Caribe -- que visava o desenvolvimento econômico nesta região. Entre outros pontos deste acordo, para que os países envolvidos pudessem conseguir benefícios comerciais na indústria têxtil, eles deveriam concordar em importar dos EUA 75% da matéria prima utilizada nas maquiladoras. No caso do México maquiladoras deveriam gerar empregos nas zonas pobres fronteiriças. A criação das maquiladoras se fez por meio de um acordo entre o
governo mexicano e dos EUA: as empresas mexicanas deveriam importar componentes industriais dos EUA e, depois, exportar o produto já manufacturado de volta. Através do Decreto para a Fomentação e Operação da Indústria Maquiladora de Exportação (IME), de 1998, é entendido que a Operação das Maquiladoras envolvem " (...)o processo industrial ou de serviço destinado à transformação, elaboração ou reparação de mercadorias
de procedência estrangeira importadas temporariamente para sua exportação posterior, realizado por empresas maquiladoras o que se dediquem parcialmente à exportação (...)". Este Decreto também define com quais produtos que as maquiladoras poderão trabalhar, por exemplo: matérias-primas, componentes, materiais de empacotamento, ferramentas, etc. E realmente, as maquiladoras trabalham montando televisores, computadores, peças para carros, com etiquetagem e processamento de diversos outros produtos. Note que deste tipo operação é que vem o termo maquiladora, de "maquilar", que significa maquiar em castelhano. A IME "passa uma maquiagem" nos produtos primários e os exporta para seu país de origem. Por isso mesmo também são chamadas de "processadoras para exportação".
Alana,andressa, ana Carolina,Laura,Maria Eduarda, Thais, Theriane