quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Última postagem do ano

A última unidade do nosso livro trata sobre o assunto a posição geopolítica do Brasil.
Em cima deste tema, faça uma pesquisa na internet e no nosso livro para responder às seguintes perguntas:

1 - O Brasil é uma potência regional?
2 - O Brasil prefere a ALCA ou o MERCOSUL?
3 - O Brasil merece ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU?
4 - O Brasil é uma potência econômica mundial?

OBSERVAÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM COMPOR UM TEXTO, SENDO QUE TODAS DEVEM ESTAR JUSTIFICADAS!!!!

ENTREGA: 08/12/2011

5 comentários:

  1. O Brasil é considerado a potência regional da América do Sul, rivalizado apenas pela Argentina e pelo Chile. O Brasil é um país historicamente rico, que possui uma economia forte e boas relações comerciais com os Estados Unidos, a única hiperpotência atual do mundo. As suas decisões para limitar seu crescimento militar significam que tem boas relações com todas as outras nações em sua região. A localização, a área e a população do Brasil tornam-no a maior potência da América Latina. A influência do país espalhou-se a outras regiões da Terra, tornando-lhe uma grande potência.
    O Brasil prefere o Mercosul,as negociações do Brasil com os países integrantes do Mercosul, apesar de todas as dificuldades, já apresentam vários pontos positivos no projeto de integração, porém, seria importante que esse se consolidasse.Já o projeto atual da Alca, o Brasil apresenta-se em desvantagem.
    Sim,O Brasil ajuda tanto nas ações de paz da ONU
    O Brasil ajudou a Asia a garantir sua Independência,o Brasil também lidera as forças de paz da ONU no Haiti e ele esta se esforçando para conseguir uma vaga permanente na ONU.
    O Brasil tem a 8ª maior economia do mundo, com folga para o 9º colocado (Canadá) e muito perto de ultrapassar a Itália.

    ResponderExcluir
  2. 1°O Brasil é considerado a potência regional da América do Sul, rivalizado apenas pela Argentina e pelo Chile. O Brasil é um país historicamente rico, que possui uma economia forte e boas relações comerciais com os Estados Unidos, a única hiperpotência atual do mundo. As suas decisões para limitar seu crescimento militar significam que tem boas relações com todas as outras nações em sua região. A localização, a área e a população do Brasil tornam-no a maior potência da América Latina. A influência do país espalhou-se a outras regiões da Terra, tornando-lhe uma grande potência.Em anos recentes Hugo Chávez assentou bem como um líder proeminente da Venezuela, influenciando indiretamente os resultados de muitas nações próximas. Em conseqüência a Venezuela tinha-se transformado uma potência regional menor.

    2°O Brasil prefere o MESCOSUL,pois além dele ser o ''líder'' do bloco,com o MERCOSUL as relações e negociações políticas e econômicas entre os países da América do Sul é facilitada,já a ALCA é apenas uma estratégia dos EUA para poder vender seus produtos em toda a América sem pagar impostos,o que seria ruim para o Brasil e o resto da América Latina pois as suas economias poderiam virar reféns da Potência Norte-Americana.

    3°O Brasil merece ser membro permanente da Conselho de Segurança da ONU pois está coordenando a maior atividade militar em atuação no continente americano, estando à frente da MINUSTAH, força de paz (estabilizadora) atuando no Haiti. O país não possui ogivas nucleares, mas é o único país da América Latina que domina o uso da energia nuclear.Outrossim, conforme citado acima, o Brasil possui a 6ª maior reserva de urânio do mundo, sendo o enriquecimento desta substância necessário para a fabricação de armas nucleares, tendo já a tecnologia necessária para a construção delas. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 13,94 bilhões de dólares, mas as previsões são de que em 2008 foram investidos em torno de 18 bilhões de dólares, possuindo o décimo terceiro maior orçamento militar do planeta.

    4°O Brasil é uma potência econômica mundial,sua economia é a sétima maior do mundo passando Itália e Canadá.

    ResponderExcluir
  3. Atividades

    1-O Brasil sempre foi visto pelos seus vizinhos na América do Sul como um país imperialista, conquistador e, até mesmo individualista. Desde a independência, em 1822, os governantes brasileiros buscam tornar o país uma potência regional na América do Sul.
    Diferentemente da atual política externa brasileira, durante o Império (1822-1889) as ações adotadas em relação aos territórios vizinhos eram extremamente expansionistas, baseadas na geopolítica clássica.
    O atual território brasileiro é resultado de uma série de anexações feitas após a independência, à custas de disputas e perdas territoriais com os demais Estados sul-americanos.

    2-O Brasil prefere o MERCOSUL porque a ALCA é uma estrategia com os EUA para vender seus produtos na América , para não pagarem impostos .
    3-Com um destaque maior no cenário internacional, o Brasil não abandona seu sonho de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, mas precisa superar a oposição de algumas potências para obter um assento neste seleto grupo, segundo analistas.

    4-Sim ,O Brasil ganhou uma posição e agora ocupa o sexto lugar na economia mundial, segundo ranking do Banco Mundial, que divulgou nesta terça-feira os dados do PCI (Programa de Comparação Internacional), que analisa as economias de 146 países.

    Os segundos alunos postaram a última atividade :
    Álvaro , Wellington , Ricardo , Fabiano , Gabriel!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Brasil é um país historicamente rico, que possui uma economia forte e boas relações comerciais com os Estados Unidos, a única hiperpotência atual do mundo. As suas decisões para limitar seu crescimento militar significam que tem boas relações com todas as outras nações em sua região. A localização, a área e a população do Brasil tornam-no a maior potência da América Latina. A influência do país espalhou-se a outras regiões da Terra, tornando-lhe uma grande potência.Em anos recentes Hugo Chávez assentou bem como um líder proeminente da Venezuela, influenciando indiretamente os resultados de muitas nações próximas. Em conseqüência a Venezuela tinha-se transformado uma potência regional menor.

    ALUNOS: wilian e wesley.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é a Potência Regional da América do Sul pois a sua economia é mais forte-a sétima maior economia do mundo por PIB nominal-,o seu território é o quinto maior,com um litoral bem extenso favorecendo o escoamento de produtos e outros.
    O Brasil prefere o MESCOSUL,pois além dele ser o ''líder'' do bloco,com o MERCOSUL as relações e negociações políticas e econômicas entre os países da América do Sul é facilitada,já a ALCA é apenas uma estratégia dos EUA para poder vender seus produtos em toda a América sem pagar impostos,o que seria ruim para o Brasil e o resto da América Latina pois as suas economias poderiam virar reféns da Potência Norte-Americana.
    O Brasil merece ser membro permanente da Conselho de Segurança da ONU pois está coordenando a maior atividade militar em atuação no continente americano, estando à frente da MINUSTAH, força de paz (estabilizadora) atuando no Haiti. O país não possui ogivas nucleares, mas é o único país da América Latina que domina o uso da energia nuclear.Outrossim, conforme citado acima, o Brasil possui a 6ª maior reserva de urânio do mundo, sendo o enriquecimento desta substância necessário para a fabricação de armas nucleares, tendo já a tecnologia necessária para a construção delas. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 13,94 bilhões de dólares, mas as previsões são de que em 2008 foram investidos em torno de 18 bilhões de dólares, possuindo o décimo terceiro maior orçamento militar do planeta. O país também possui um grande número de soldados, já que o alistamento militar é obrigatório, fazendo do exército brasileiro um dos maiores do mundo. O país tem a maior aeronáutica, marinha e exército da América Latina e mantém distinta superioridade em aparatos militares, com exceção na força aérea, onde Chile e Venezuela possuem relativa paridade devido a aquisições recentes.
    O Brasil é uma potência econômica mundial,sua economia é a sétima maior do mundo passando Itália e Canadá.

    ResponderExcluir