sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Teste

Com base em todas as atividades postadas no bimestre, faça uma diferenciação entre as Américas Latina e Anglo-Saxônica.

11 comentários:

  1. Clima : Canadá
    O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitações variam de acordo com a região e a estação.
    Enquanto as temperaturas do norte vão acima de 0 C por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vive dentro da faixa de 300 Km da fronteira meridional do país, onde as primaveras amenas, verões quentes e outonos agradavelmente frescos prevalecem durante pelo menos 7 meses por ano. As estações ditam a aparência da terra: se a natureza estiver em estado de dormência, os canadenses estarão esquiando... na neve ou na água.
    Enquanto as estações do ano sinalizam flutuações na temperatura e número de horas de luz solar, o deslocamento das massas de ar também desempenha o seu papel. O fluxo normal de ar do oeste para o leste é interrompido no inverno, quando o ar frio e seco se desloca do Ártico em direção ao sul, e no verão, quando o ar tropical quente se desloca do sudeste em direção ao norte. Além disso, as montanhas, planícies e grandes cursos d'água também influem nas temperaturas.
    Clima: México
    O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
    As temperaturas oscilam entre os 9º C e os 22ºC. De manhã e à noite faz um pouco de frio, mas durante o dia, as temperaturas são bastante amenas
    Nas costas do leste e do oeste, o clima é geralmente quente e alto em percentagem de humidade, enquanto que à medida que caminhamos em direção ao centro fica quente e húmido.
    As temperaturas variam entre os 18 graus e os 29 graus Celsius neste país, dependendo da estação. Em resumo, pode-se dizer que o clima do México é, em geral, um clima tropical.
    Clima : EUA
    O clima do país é extremamente diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto (banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e pelo Mar Beaufort que é influenciado pelo Oceano Glacial Árctico), assim sendo, o clima é geralmente temperado, com variantes como clima subtropical no Sul, clima mediterrâneo no sul da Califórnia.
    Os Verões são quentes e Invernos frios, principalmente no Norte.
    Quanto às temperaturas, estas variam de -3 a 6°C em Janeiro, a 20-31°C em Julho, na capital Washington DC.

    ResponderExcluir
  2. industrias do EUA
    O cinturão da ferrugem (rust belt em inglês), também conhecido como cinturão da manufatura (manufacturing belt em inglês), é uma área no nordeste dos Estados Unidos da América, situada aproximadamente entre as cidades de Chicago e Nova Iorque, cuja economia é baseada principalmente na indústria pesada e de manufatura. É a área de industrialização mais antiga e mais extensa dos Estados Unidos da América. Nela encontram-se quase todos os tipos de indústrias, embora sejam predominantes a indústria siderúrgica, mecânica, metalúrgica (automobilística), petroquímica, alimentícia e têxtil. Estas indústrias concentraram-se nessa região em razão das fontes de matéria-prima encontradas ao redor dos Grandes Lagos e dos Montes Apalaches
    MAQUILADORAS

    As maquiladoras surgiram em 1965, quase na mesma época de um acordo comercial entre a Bacia do Caribe e os EUA – Iniciativa para la Cuenca Del Caribe -- que visava o desenvolvimento econômico nesta região. Entre outros pontos deste acordo, para que os países envolvidos pudessem conseguir benefícios comerciais na indústria têxtil, eles deveriam concordar em importar dos EUA 75% da matéria prima utilizada nas maquiladoras. No caso do México maquiladoras deveriam gerar empregos nas zonas pobres fronteiriças. A criação das maquiladoras se fez por meio de um acordo entre o
    governo mexicano e dos EUA: as empresas mexicanas deveriam importar componentes industriais dos EUA e, depois, exportar o produto já manufacturado de volta. Através do Decreto para a Fomentação e Operação da Indústria Maquiladora de Exportação (IME), de 1998, é entendido que a Operação das Maquiladoras envolvem " (...)o processo industrial ou de serviço destinado à transformação, elaboração ou reparação de mercadorias
    de procedência estrangeira importadas temporariamente para sua exportação posterior, realizado por empresas maquiladoras o que se dediquem parcialmente à exportação (...)". Este Decreto também define com quais produtos que as maquiladoras poderão trabalhar, por exemplo: matérias-primas, componentes, materiais de empacotamento, ferramentas, etc. E realmente, as maquiladoras trabalham montando televisores, computadores, peças para carros, com etiquetagem e processamento de diversos outros produtos. Note que deste tipo operação é que vem o termo maquiladora, de "maquilar", que significa maquiar em castelhano. A IME "passa uma maquiagem" nos produtos primários e os exporta para seu país de origem. Por isso mesmo também são chamadas de "processadoras para exportação".
    Regime Politico

    O território é dividido administrativamente em 14 províncias: Camaguey, Ciego de Avila, Cienfuegos, Ciudad de La Habana, Granma, Guantanamo, Holguin, La Habana, Las Tunas, Matanzas, Pinar del Rio, Sancti Spiritus, Santiago de Cuba e Villa Clara, e um município especial, Isla de la Juventud.Poder Executivo: a Constituição de 1976, emendada posteriormente, define o país como uma república socialista na qual todo o poder pertence à classe trabalhadora. O Presidente Fidel Castro Ruz é o chefe de Estado e de Governo (desde 1959, eleito em 1976 e reeleito em 1981, 1986, 1993 e 1998). O Conselho de Ministros (Gabinete) é nomeado pela Assembléia Nacional.Poder Legislativo: Congresso unicameral. Assembléia Nacional do Poder Popular, com 601 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos. A mais recente eleição teve lugar em março de 2003.Poder Judiciário: o principal órgão judicial cubano é o Supremo Tribunal Popular, cujos presidente, vice-presidente e demais juizes são eleitos pela Assembléia Nacional. O Supremo Tribunal supervisiona um sistema de tribunais regionais.

    ResponderExcluir
  3. O Mercosul é o programa de integração econômica de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro paises: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, entretanto, em julho de 2006 a Venezuela aderiu ao bloco . O bloco também é chamado de Cone Sul porque sua formação original abrangia as nações do sul do continente, formando um cone. As discussões para a constituição de um mercado econômico regional para a América Latina remontam ao tratado que estabeleceu a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) desde a década de 1960. Esse organismo foi sucedido pela Associação Latino-Americana de Integração na década de 1980. À época, a Argentina e o Brasil fizeram progressos na matéria, assinando a Declaração de Iguaçu (1985), que estabelecia uma comissão bilateral, à qual se seguiram uma série de acordos comerciais no ano seguinte. O Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, assinado entre ambos os países em 1988, fixou como meta o estabelecimento de um mercado comum, ao qual outros países latino-americanos poderiam se unir.Com a adesão do Paraguai e do Uruguai, os quatro países se tornaram signatários do Tratado de Assunção (1991) que estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial visando a dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais.
    O México está representando a América Latina ,nisso podemos observar a sua econômia seus tipos de industrias com as dos EUA e do Canadá . Tiramos a conclusão que são bem inferiores igualmente a de toda a América Latina . O clima também é diferente o EUA e o Canadá tem o clima mais frio , nós ja temos o clima mais quente .E num todo a América Anglo Saxônica é bem mais desenvovida do que nós .Os países da America Latina apresentam mais pobrezas ,nessecidade de aprioramento em varias quetões sociais,ja eles apresentão um controle maior nessas e outras questões.
    Laura,Alana-9,1

    ResponderExcluir
  4. América Latina:Sob o nome de América Latina,foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua dominante tem origem no latim,como é o caso do português e do Espanhol,principais povos Colonizadores da América continental.
    A expressão América latina,contudo,refere-se tmbém a países ande se fala inglês,como Jamaica,ou holandês,como o suriname.

    América Anglo-Saxônica:A América Anglo-Saxônica é formada pelos dois países mais ricos e desenvolvidos do continente:os Estados Unidos e Canadá.
    O nome América Anglo-Saxônica se deve ao fato de esses países terem sido colonizados principalmente pela Inglaterra,embora também tenham recebido influência de outros povos europeus .


    Luiz flávio e Reginaldo

    ResponderExcluir
  5. A América Latina pertence a um grupo de países subdesenvolvido, caracterizados pelo baixo nível de desenvolvimento econômico.Apesar disso alguns países
    Latino-americanos como o Brasil, a Argentina e o México têm importantes parques industriais e economia diversificada.

    E na América Anglo-Saxônia é formada pelos países mais ricos e desenvolvidos do continente: os Estados Unidos e o Canadá.O nome America Anglo-Saxônica tem sido colonizado principalmente pela Inglaterra. Nos Estados Unidos, grandes àreas foram colonizadas por países Latinos, como a Lousiana pelos Franceses:E o Novo México, o Arizona e a California pelos espanhóis.

    Com isso a Anglo-Saxônica torna-se muito mais desenvolvida do que a América-latina.

    Alunas: Iara Aparecida de Amorim Dornelas (08)
    Sther Cristina (19)

    ResponderExcluir
  6. No Mexico o clima é tropical , no sul apresenta florestas exuberantes e no norte a cobertura vegetal vai reduzindo tornando-se desertica .

    No Canada o clima varia de acordo com a região e a estação , e o Canadá é conhecido também por tres tipos marcantes de vegetação , a Tundra , a Floresta Boreal , e a Pradaria .


    É um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de uma zona de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994.

    Maquiladoras- são empresas que importão peças para o estrangeiropara que os produtos sejam manufaturados (como carros, computadores,etc).
    As industrias já existem desde 1965 , as primeiras industrias foram instaladas na fronteira com os Estados Unidos hoje já somam mais de 2 mil empresas .

    ResponderExcluir
  7. America anglo-saxonica


    O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitações variam de acordo com a região e a estação.
    O canadá é conhecido por três tipos marcantes de vegetação, a tundra, a floresta boreal e a pradaria.
    O clima do país é extremamente diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto (banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e pelo Mar Beaufort que é influenciado pelo Oceano Glacial Árctico), assim sendo, o clima é geralmente temperado, com variantes como clima subtropical no Sul, clima mediterrâneo no sul da Califórnia.
    As industrias da AMERICA ANGLO SAXONICA tem mais idustrialização,tecnologia e por isso elas ganham mais lucro porque elas investem pouco e aproveitam melhor as suas areas.







    America Latina

    Clima: O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
    Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas.Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica onde ainda há cactos e plantas gramíneas.
    O México ganha com a geração de empregos em seu território.
    O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo.
    A geração de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte-americano;
    Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados)
    Elas existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994, e no final daquele ano já somavam mais de 2 mil empresas, que a princípio se instalaram na fronteira com os Estados Unidos, mas depois se espalharam por todo o território mexicano.
    As industrias na America Latina produzem alimentos com pouca tecnologia e investem muito em areas não necessarias por isso eles tem menos lucro.
    América do Sul é um continente ou subcontinente que compreende a porção meridional da América. Sua extensão é de 17.819.100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. Une-se à América Central, ao norte, pelo istmo do Panamá e separa-se da Antártica pelo estreito de Drake.
    A America Ṕlatina é composta por paises da America Latina.

    Brasil tornam-no a maior potência da América Latina

    ResponderExcluir
  8. Tadeu a nossa conclusão-nossa dupla É-ANA CAROLINA E MARIA EDUARDA,3 E 12

    A America Latina é composta por países subdesenvolvidos OU EM DESENVOLVIMENTO porque na A.LATINA OS SEUS INTEGRANTES não sabem aproveitar seus territórios tudo de precioso que nos paises membros da America Latina há.Eles geram menos empregos
    Já na America Anglo-Saxônica que é composta por países desenvolvidos eles aproveitam ao maximo da tecnologia,que os ajuda a se tornarem uma das maiores potencias economicas mundiais do mundo.
    Na america anglo-saxonica eles mesmos desenvolvem tecnicas para não gastarem tecnicas dos outros da America lATINA.
    Na America Latina também há diversas classes sociais o que prejudicca porque alguns são muito ricos outros muito pobres já na A merica Anglo Saxônica eles tem basicamente o mesmo padrão de vida.

    ResponderExcluir
  9. Clima : Canadá
    O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitações variam de acordo com a região e a estação.
    Enquanto as temperaturas do norte vão acima de 0 C por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vive dentro da faixa de 300 Km da fronteira meridional do país, onde as primaveras amenas, verões quentes e outonos agradavelmente frescos prevalecem durante pelo menos 7 meses por ano.
    Enquanto as estações do ano sinalizam flutuações na temperatura e número de horas de luz solar, o deslocamento das massas de ar também desempenha o seu papel.
    Clima: México
    O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
    As temperaturas oscilam entre os 9º C e os 22ºC. De manhã e à noite faz um pouco de frio, mas durante o dia, as temperaturas são bastante amenas
    As temperaturas variam entre os 18 graus e os 29 graus Celsius neste país, dependendo da estação. Em resumo, pode-se dizer que o clima do México é, em geral, um clima tropical.
    Clima : EUA
    O clima do país é extremamente diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto (banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e pelo Mar Beaufort que é influenciado pelo Oceano Glacial Árctico), assim sendo, o clima é geralmente temperado, com variantes como clima subtropical no Sul, clima mediterrâneo no sul da Califórnia.
    Os Verões são quentes e Invernos frios, principalmente no Norte.
    Quanto às temperaturas, estas variam de -3 a 6°C em Janeiro, a 20-31°C em Julho, na capital Washington DC. do EUA
    O cinturão da ferrugem (rust belt em inglês), também conhecido como cinturão da manufatura (manufacturing belt em inglês), é uma área no nordeste dos Estados Unidos da América, situada aproximadamente entre as cidades de Chicago e Nova Iorque, cuja economia é baseada principalmente na indústria pesada e de manufatura. É a área de industrialização mais antiga e mais extensa dos Estados Unidos da América. Nela encontram-se quase todos os tipos de indústrias, embora sejam predominantes a indústria siderúrgica, mecânica, metalúrgica (automobilística), petroquímica, alimentícia e têxtil. Estas indústrias concentraram-se nessa região em razão das fontes de matéria-prima encontradas ao redor dos Grandes Lagos e dos Montes Apalaches

    ResponderExcluir
  10. Continuação...
    As maquiladoras surgiram em 1965, quase na mesma época de um acordo comercial entre a Bacia do Caribe e os EUA – Iniciativa para la Cuenca Del Caribe -- que visava o desenvolvimento econômico nesta região. Entre outros pontos deste acordo, para que os países envolvidos pudessem conseguir benefícios comerciais na indústria têxtil, eles deveriam concordar em importar dos EUA 75% da matéria prima utilizada nas maquiladoras. No caso do México maquiladoras deveriam gerar empregos nas zonas pobres fronteiriças. A criação das maquiladoras se fez por meio de um acordo entre o
    governo mexicano e dos EUA: as empresas mexicanas deveriam importar componentes industriais dos EUA e, depois, exportar o produto já manufacturado de volta. Através do Decreto para a Fomentação e Operação da Indústria Maquiladora de Exportação (IME), de 1998, é entendido que a Operação das Maquiladoras envolvem " (...)o processo industrial ou de serviço destinado à transformação, elaboração ou reparação de mercadorias
    de procedência estrangeira importadas temporariamente para sua exportação posterior, realizado por empresas maquiladoras o que se dediquem parcialmente à exportação (...)". Este Decreto também define com quais produtos que as maquiladoras poderão trabalhar, por exemplo: matérias-primas, componentes, materiais de empacotamento, ferramentas, etc. E realmente, as maquiladoras trabalham montando televisores, computadores, peças para carros, com etiquetagem e processamento de diversos outros produtos. Note que deste tipo operação é que vem o termo maquiladora, de "maquilar", que significa maquiar em castelhano. A IME "passa uma maquiagem" nos produtos primários e os exporta para seu país de origem. Por isso mesmo também são chamadas de "processadoras para exportação".
    Regime Politico

    ResponderExcluir
  11. Continução...
    O Mercosul é o programa de integração econômica de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro paises: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, entretanto, em julho de 2006 a Venezuela aderiu ao bloco . O bloco também é chamado de Cone Sul porque sua formação original abrangia as nações do sul do continente, formando um cone. As discussões
    As discussões para a constituição de um mercado econômico regional para a América Latina remontam ao tratado que estabeleceu a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) desde a década de 1960. Esse organismo foi sucedido pela Associação Latino-Americana de Integração na década de 1980. À época, a Argentina e o Brasil fizeram progressos na matéria, assinando a Declaração de Iguaçu 1985
    que estabelecia uma comissão bilateral, à qual se seguiram uma série de acordos comerciais no ano seguinte. O Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, assinado entre ambos os países em 1988, fixou como meta o estabelecimento de um mercado comum, ao qual outros países latino-americanos poderiam se unir.Com a adesão do Paraguai e do Uruguai, os quatro países se tornaram signatários do
    do Tratado de Assunção (1991) que estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial visando a dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais.
    O México está representando a América Latina ,nisso podemos observar a sua econômia seus tipos de industrias com as dos EUA e do Canadá .A conlusão é que a América anglo saxônica é mais rica ,tem mais meios e clima mais frio , mais láh produzem várias coisas enquanto aqui na América latina se produz poucos tipos e se compra de lá , fazendo com que lá se enriqueça e aqui menos.
    Tadeu , não fui á aula pois tive que sair com minha mãe.
    Thaís...

    ResponderExcluir